Login

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Veja a nossa nova Política.

Como montar um food truck?

07/09/2020

BLOG

Comer na rua é um hábito que existe há muito tempo. Clique e confira dicas de como montar um food truck, uma excelente opção de modelo de negócio lucrativo!

Como montar um food truck: Dicas, equipamentos essenciais e muito mais!

Comer na rua é um hábito que existe há muito tempo. Essa atividade segue cada vez mais forte no Brasil. Com o surgimento dos food trucks, a comida de rua subiu um novo degrau. Uma opção gastronômica que antes era considerada informal e barata passou a ser mais valorizada, sendo vista agora como um modelo de negócio lucrativo e glamouroso.

Por isso, muitos empreendedores pensam em apostar nesse modelo de negócio, montando um food truck. De fato, é uma ótima ideia, mas antes de tudo é preciso planejar bem e ter em mente as principais informações para começar o negócio. Aqui, reunimos algumas delas. Acompanhe!

  • Quanto custa montar foodtruck?

No Brasil, muitos encontraram neste serviço a oportunidade para investir em gastronomia gastando menos — inicialmente, o investimento de um food truck está entre R$ 30 mil. Contudo, o negócio pode envolver um investimento que chegue a R$ 200 mil dependendo do caso. 

  • Quais equipamentos para montar foodtruck?

Monte seu foodtruck com a Balcão e Cia!

Agora que você já sabe o valor estimado para montar um food truck, comece a procurar os equipamentos. Eles vão depender do tipo de comida que você vai oferecer, mas alguns dos principais e mais usados nesse modelo de negócio são os seguintes:

Forno;

Fogão;

Fritadeira;

Armários e prateleiras;

Chapa para lanches;

Torre de chopp/bebidas;

Geladeira e freezer;

Além disso, você vai precisar mesas, cadeiras, armários, potes apropriados para os alimentos, copos, talheres, embalagens, entre outros. Confira todos os equipamentos para foodtruck na Balcão & Cia e garanta a melhor qualidade.

  • Quais os principais passos para montar um food truck?

Para começar, você vai ter que lidar com trâmites necessários para abrir uma empresa, criando uma CNPJ e registro junto à Caixa e às entidades representativas do ramo. Se você tiver até um funcionário é possível se registrar como Micro Empreendedor Individual (MEI) e aproveitar as vantagens de uma tributação menos onerosa.

Depois disso, você deve fazer uma visita à prefeitura do município e verificar as exigências que devem ser cumpridas para conseguir o Alvará de Funcionamento. Aproveite para coletar informações sobre a viabilidade de se instalar no ponto desejado, analisando a possibilidade de se deslocar para outros locais da cidade. Contudo, ainda são poucos os municípios e estados que possuem uma legislação específica sobre os food trucks. Por isso, procure se informar!

Como o trabalho envolve oferta de comida ao público, você precisa também contatar a Vigilância Sanitária e verificar as normas que devem ser respeitadas e quais resoluções precisam ser cumpridas.

E não se esqueça: os food trucks são veículos e por isso é importante que eles estejam propriamente regularizados junto ao Denatran e ao Detran do estado. E mais: como se trata de um veículo adaptado, torna-se obrigatório que as modificações sejam homologadas com um laudo do Inmetro.

Por último, como qualquer empresa do setor, faz-se necessária uma visita do Corpo de Bombeiros Militar para tornar regular as questões relacionadas à segurança. Depois disso, é hora de realmente colocar a mão na massa e começar a lucrar muito!

Algumas dicas importantes:

Faça um planejamento muito detalhado. Pense na localização e escolha um lugar estratégico que tenha bastante movimentação e que as pessoas passem por lá depois do trabalho, por exemplo. Procure colocar cartazes grandes com preços atrativos, porque acaba chamando a atenção de quem só estava passando de carro ou mesmo a pé.

Quanto ao cardápio, tome alguns cuidados. Já ouviu aquela expressão: menos é mais? Então, ela se aplica muito bem nesse contexto, porque você não vai poder ter um cardápio muito grande nesse modelo de negócio, mas se dedique ao máximo para oferecer o melhor dentro das suas opções. 

Por fim, mantenha o local sempre higienizado e agradável. Tenha equipamentos de última geração e ofereça um ótimo atendimento. Tudo isso com certeza será decisivo para que você tenha excelentes resultados!

Monte seu foodtruck com a Balcão e Cia!

Voltar para as Novidades!


A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora