Login

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Veja a nossa nova Política.

5 passos importantes para adequar seu negócio às Normas de Vigilância Sanitária

30/06/2021

BLOG

Você conhece as normas de vigilância sanitária de alimentos? Se você tem ou vai abrir um negócio, entender as regras de vigilância sanitária é fundamental!

Os 5 passos importantes para adequar seu negócio às Normas de Vigilância Sanitária

Você conhece as normas de vigilância sanitária de alimentos? Se você tem ou vai abrir um restaurante, açougue, confeitaria ou outro estabelecimento do ramo alimentício, deve ter em mente que mantê-lo adequado às regras de vigilância sanitária é fundamental. 

Ter esse cuidado e respeito às normas de vigilância sanitária é de extrema importância tanto para evitar multas como para garantir a segurança e bem-estar de clientes e funcionários.

Quem estabelece regras de vigilância sanitária a serem seguidas no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Especificamente no setor alimentício, a Anvisa foca em evitar possíveis surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). Dessa forma, a agência fiscaliza as seguintes ações:

  • Higiene do estabelecimento;
  • Higiene das instalações, utensílios e equipamentos;
  • Higiene dos manipuladores de alimentos;
  • Preparo, armazenamento, acondicionamento, transporte e exposição dos produtos dentro dos estabelecimentos;
  • Manejo dos resíduos;
  • Presença do Manual de Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP);
  • Controle eficaz de pragas;
  • Documentação atualizada do estabelecimento;
  • Presença de algum responsável técnico.

Para que você consiga compreender como se adequar às normas da vigilância sanitária para delivery, restaurantes e estabelecimentos diversos, fique de olho nos passos que a Balcão & Cia, a melhor loja de equipamentos para negócios gastronômicos, preparou para você. 

Equipamentos com a melhor qualidade para o seu negócio é na Balcão e Cia

Higienização e cuidados com os equipamentos e área de trabalho

As regras de vigilância sanitária são bem rígidas quando o assunto é higienização. Engana-se quem pensa que apenas uma limpeza geral e externa é suficiente, na verdade você precisa constantemente fazer um check-up nos seus equipamentos, como freezers e refrigeradores, e trocá-los sempre que necessário. 

Equipamentos com ferrugem, vazamentos ou defeitos podem ser extremamente danosos aos alimentos, podendo danificar todo o processo de preparo e prejudicar a saúde dos clientes. Vale salientar também que algumas panelas e equipamentos velhos e desgastados podem soltar alumínio e metais pesados, que também são prejudiciais à saúde.

Sendo assim, faça uma lista de tudo o que você precisa comprar ou substituir e garanta seus equipamentos para restaurante, lanchonete ou açougue na Balcão & Cia!

A área de trabalho também deve estar sempre limpa para atender às normas da vigilância sanitária para confeitaria, padaria, restaurante e negócios diversos. 

As normas de vigilância sanitária de alimentos exigem alguns cuidados, como bancadas e mesas higienizadas, boa iluminação e ventilação, lâmpadas protegidas para possíveis quebras, produtos de limpeza e alimentos sempre distantes, caixas de esgoto e de gorduras longes da cozinha, existência de rede de esgoto ou fossa séptica, controle eficaz de insetos e pragas. 

Higiene dos funcionários

As normas de vigilância sanitária de alimentos exigem as seguintes condutas dos funcionários:

Os cabelos devem estar cobertos e presos. Não é permitido usar barbas;

O uniforme pode ser usado exclusivamente na área de preparo e manuseio dos alimentos;

A troca de uniforme deve ser diária;

Não é permitido o uso de brincos, anéis, pulseiras, relógio, colares, unhas compridas, esmalte ou maquiagem;

Os funcionários devem lavar rigorosamente as mãos antes e após o preparo de alimentos;

Não é permitido fumar, tossir, espirrar, comer, cantar, assoviar, falar muito ou manusear em dinheiro no processo de preparo de alimentos;

Não é permitido manipular alimentos se estiver doente ou possuir feridas e cortes. A realização de exames de saúde dos funcionários deve ser frequente. 

Cuidados com a conservação de alimentos

Segundo as normas de vigilância sanitária para delivery e estabelecimentos diversos, os alimentos e bebidas devem ser adequadamente conservados para que não estraguem. Por isso, invista em boas geladeiras, freezers e refrigeradores, assim você garante uma boa conservação, levando em conta também que que condições inapropriadas de armazenamento são capazes de acelerar a proliferação de fungos, bactérias e microrganismos.

A temperatura dos bufês, estufas e geladeiras precisam permanecer reguladas para que os alimentos frios fiquem abaixo de 5ºC e os quentes acima de 60ºC. 



A conservação de alimentos preparados frios deve ser 5°C ou inferior, com prazo de 5 dias. Já os quentes, 60°C ou superior, com prazo de 6 horas.

A geladeira industrial acima você encontra na Balcão & Cia, e ela é ideal para refrigeração de produtos em cozinhas industriais de hotéis, restaurantes, clubes, bares, lanchonetes, confeitarias, mercados, mercearias e outros, com temperatura de 1° a 7°C.

Todos os ingredientes utilizados devem ser confiáveis, com boa procedência garantida, limpos e organizados, sempre bem armazenados em seus locais adequados e com a validade em dia.

Cuidados com a água e lixo 


Algumas regras de vigilância sanitária sobre a água:

  • O abastecimento do local deve ser feito com água corrente tratada;
  • É necessário realizar uma análise da água uma vez a cada 6 meses caso ela seja fornecida de poços artesianos;
  • A caixa d’água deve ser mantida tampada e conservada, sem rachaduras, infiltrações, vazamentos e descascamentos;
  • A caixa d’água precisa, semestralmente, ser lavada e desinfetada


Algumas regras vigilância sanitária sobre o lixo:

  • A cozinha deve ter lixeiras com pedal e tampa;
  • O lixo precisa ser retirado para fora da área de preparo de alimentos, sempre em sacos bem fechados;

Cuidados no atendimento

  • Principalmente quando falamos de normas da vigilância sanitária para delivery, o cuidado com as embalagens deve ser redobrado, com uso de recipientes higienizados, com bons materiais e bem reforçados;
  • Nos restaurantes, bares e demais estabelecimentos, os balcões e expositores devem estar sempre higienizados e organizados;
  • A higienização dos funcionários (mãos, uniforme, cabelo) também deve ser constante


Estas foram as orientações e dicas da Balcão & Cia para você ficar por dentro das normas de vigilância sanitária de alimentos e regularizar seu negócio. Consulte agora mesmo nossos equipamentos para aprimorar seu negócio! 

Monte seu negócio! Equipamentos com a melhor qualidade para o seu negócio é na Balcão e Cia

Voltar para as Novidades!


A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora